Como medida de enfrentamento à sazonalidade respiratória, em todo o Estado, os Hospitais Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, e João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão, passam a ofertar novos leitos de UTI e enfermaria pediátricas. Os leitos já ficaram disponíveis para a população essa semana.

“A gente vem enfrentando um período sazonal com mais de 300 atendimentos por dia. Há uma média de 80 crianças com problemas respiratórios, dengue e chikungunya. Alguns casos acabam agravando e exigindo um suporte de terapia intensiva, que agora nossa unidade dispõe para assistir aos pacientes da nossa região”, destaca Flávio Almeida, gestor administrativo financeiro do HREC.

Ao todo, estão sendo disponibilizados 34 novos leitos pediátricos, sendo 20 de UTI e 14 enfermarias. “No HEC, serão dez novo leitos de UTI e quatro de clínica médica, com essa ampliação, teremos 20 leitos de UTI pediátrica e 14 leitos de clínica médica. Atualmente, todos os leitos de clínica médica estão ocupados e a UTI está com 70% de taxa de ocupação”, completa Patrícia Queiroz, gestora da unidade de Serra Talhada.

Todos esses leitos já fazem parte do sistema de Regulação Estadual e estão aptos para receber pacientes que necessitam de um tratamento especializado. “O Estado está agindo preventivamente para evitar um grande caos nos serviços de saúde, pois sabemos que nesse período do ano há um aumento significativo nos atendimentos de pediatria. Esses leitos estão chegando com um incremento de profissionais, tendo como consequência emergências mais equipadas e também mais qualificadas”, finaliza Roberta Câmara, coordenadora geral do Hospital João Murilo de Oliveira.

                                                                             

Confira as ampliações:

HEC – 10 leitos de UTI/04 leitos de enfermaria pediátricos

HREC – 10 leitos de UTI pediátricos

HJMO – 10 leitos de enfermaria pediátricos

Com foco na humanização, o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, promoveu duas ações voltadas para os pacientes da pediatria.

No domingo de Páscoa (31), um momento especial foi realizado na pediatria, com distribuição de sorrisos e lembrancinhas de Páscoa.

E na terça-feira (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a equipe multiprofissional do HEC fez uma ação na UTI e Clínica Pediátricas, voltada para os pacientes, acompanhantes e profissionais. Em visita beira leito e roda de conversa, foram feitas orientações referentes ao diagnóstico e tratamento do TEA, inclusão nos espaços sociais, direitos, empatia e acolhimento aos familiares.

*Fotos autorizadas pelos responsáveis.

O Hospital Eduardo Campos (HEC), de Serra Talhada, unidade que conta com a gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário, realizou um procedimento que marca mais uma grande conquista para o setor da saúde do Sertão: a Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada (CPER). O exame tem como principal indicação o tratamento de cálculos (pedra) no colédoco, podendo diagnosticar e tratar outras doenças das vias biliares e pancreáticas.

“Esse é mais um importante passo que o HEC dá em um vazio assistencial que existia na região. Pacientes com indicações para CPER precisavam ser deslocados para outras cidades, aumentando o tempo de internamento e espera pelo procedimento”, comemora Patrícia Queiroz, gestora do Hospital Eduardo Campos.

De alta complexidade, a CPER é considerada uma microcirurgia por via endoscópica, realizada sob anestesia. No HEC, o exame que usa raios-x para analisar o sistema biliar e os ductos pancreáticos é um procedimento inovador e minimamente invasivo, visto que é possível acessar a via biliar e remover os cálculos sem a necessidade de cirurgia. Ao todo, até dez procedimentos serão realizados por mês, atendendo a demanda da terceira macrorregião.

Ainda no Dia Internacional da Mulher, o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, realizou diversas ações para suas colaboradoras, como sorteio de brindes e realização de exames, além da distribuição de lembrancinhas para cada uma das mulheres. O HEC aproveitou a ocasião para criar a #mulheresHEC , no Instagram, compartilhando fotos, vídeos e mensagens das funcionárias para as mulheres que, para elas, são símbolos de força e determinação.

Aproveitando o momento, o HEC realizou a promoção da campanhas para o Março Lilás, levando atenção ao tema “Prevenção de câncer de colo do útero”, com orientações e dicas de cuidados para prevenção e diagnóstico precoce.

© 2020-2024 Hospital Eduardo Campos. Todos os direitos reservados