Entre os dias 16 e 19 julho, o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, realizou atividades de educação in loco e integração de estudantes e colaboradores.


Nos dias 16 e 17, os acadêmicos da UNINASSAU contaram com um "Visita Técnica", que abordou o assunto "As 6 Metas da Segurança do Paciente". O responsável pelo momento foi um membro do Núcleo de Segurança do Paciente. Os acadêmicos também contaram com uma abordagem do setor do SESMT/NEP sobre normas e rotinas e a importância da equipe multiprofissional na prevenção de riscos para a saúde do colaborador.

Ainda no dia 17, enfermeiros e técnicos de enfermagem do bloco cirúrgico participaram de uma capacitação sobre "Manuseio da torre de vídeo e pinças laparoscópicas". O momento foi conduzido pela instrumentadora, Jaqueline Souza.

A equipe de recepcionistas também passou por uma capacitação, dessa vez, sobre a importância do preenchimento correto de dados pessoais de pacientes. Na ocasião, a supervisão da VEH, Eduarda Lucas, conduziu o momento.

No dia 17, os novos colaboradores do HEC contaram com uma "Integração no Serviço", comandada pelo NEP, SESMT e NSP, abordando diversos assuntos, como normas e rotinas, participação nas atividades, fluxos, entre outros.



Por fim, no dia 19, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UTI 2, participaram de um alinhamento de fluxos e rotinas no setor, abordando temas como organização do setor, trabalho e assistência em equipe, tipos de isolamento, entre outros.

O clima junino tomou conta do Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, e a unidade preparou um café da manhã temático para seus colaboradores, regado por muita comida típica e alegria.

Confira os registros:

Como medida de enfrentamento à sazonalidade respiratória, em todo o Estado, os Hospitais Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, e João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão, passam a ofertar novos leitos de UTI e enfermaria pediátricas. Os leitos já ficaram disponíveis para a população essa semana.

“A gente vem enfrentando um período sazonal com mais de 300 atendimentos por dia. Há uma média de 80 crianças com problemas respiratórios, dengue e chikungunya. Alguns casos acabam agravando e exigindo um suporte de terapia intensiva, que agora nossa unidade dispõe para assistir aos pacientes da nossa região”, destaca Flávio Almeida, gestor administrativo financeiro do HREC.

Ao todo, estão sendo disponibilizados 34 novos leitos pediátricos, sendo 20 de UTI e 14 enfermarias. “No HEC, serão dez novo leitos de UTI e quatro de clínica médica, com essa ampliação, teremos 20 leitos de UTI pediátrica e 14 leitos de clínica médica. Atualmente, todos os leitos de clínica médica estão ocupados e a UTI está com 70% de taxa de ocupação”, completa Patrícia Queiroz, gestora da unidade de Serra Talhada.

Todos esses leitos já fazem parte do sistema de Regulação Estadual e estão aptos para receber pacientes que necessitam de um tratamento especializado. “O Estado está agindo preventivamente para evitar um grande caos nos serviços de saúde, pois sabemos que nesse período do ano há um aumento significativo nos atendimentos de pediatria. Esses leitos estão chegando com um incremento de profissionais, tendo como consequência emergências mais equipadas e também mais qualificadas”, finaliza Roberta Câmara, coordenadora geral do Hospital João Murilo de Oliveira.

                                                                             

Confira as ampliações:

HEC – 10 leitos de UTI/04 leitos de enfermaria pediátricos

HREC – 10 leitos de UTI pediátricos

HJMO – 10 leitos de enfermaria pediátricos

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em articulação da XI Regional de Saúde do Estado (XI Geres), escolheu o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, para ser referência em Acidente Vascular Cerebral (AVC), no interior do Estado. Para fortalecer o atendimento na unidade, a SES-PE firmou parceria com a Angels, entidade internacional que ajuda na preparação dos hospitais - e de outros atores importantes no processo - para atender pessoas acometidas por AVC.

Nesta semana, o HEC recebeu especialistas da SES-PE para implantar a estratégia inédita no interior, com Serra Talhada passando a ser oficialmente uma Cidade Angels. A escolha foi possível a partir da capacidade técnica do HEC, que disponibiliza serviço de neurologia 24h, amparado por tomógrafo e medicamento trombolítico.

Com foco na humanização, o Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, promoveu duas ações voltadas para os pacientes da pediatria.

No domingo de Páscoa (31), um momento especial foi realizado na pediatria, com distribuição de sorrisos e lembrancinhas de Páscoa.

E na terça-feira (02), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a equipe multiprofissional do HEC fez uma ação na UTI e Clínica Pediátricas, voltada para os pacientes, acompanhantes e profissionais. Em visita beira leito e roda de conversa, foram feitas orientações referentes ao diagnóstico e tratamento do TEA, inclusão nos espaços sociais, direitos, empatia e acolhimento aos familiares.

*Fotos autorizadas pelos responsáveis.

© 2020-2024 Hospital Eduardo Campos. Todos os direitos reservados